A eficácia na administração financeira está totalmente atrelada ao sucesso de qualquer empreendimento. Nas redes de franquias, isso não é diferente. A gestão financeira constitui um conjunto de estratégias e princípios voltados, basicamente, para o controle dos recursos empresariais. Ela engloba três pilares: o planejamento, a execução e a reestruturação de ações que objetivam otimizar os gastos e avaliar a saúde financeira do negócio.
Para as franquias, a gestão financeira assume um papel ainda mais relevante quando pensamos nos diversos custos envolvidos na operação. Diferente das outras empresas, nesse modelo de negócio temos custos que vão desde as taxas de franquia até as despesas operacionais. Por isso, ter um gerenciamento financeiro adequado e eficaz se torna indispensável para garantir a lucratividade e a estabilidade do empreendimento.
Quer aprender mais sobre a gestão financeira em franquia? Então fique aqui e descubra como conduzir a sua franquia com excelência.
Qual o diferencial da gestão financeira em franquias?
Nós já falamos aqui algumas vezes sobre planejamento financeiro, que se assemelha bastante a gestão financeira. Porém, de modo geral, a gestão financeira vai além de ser simplesmente uma manutenção de registros contábeis ou o pagamento de funcionários. Trata-se de um conjunto de estratégias cuidadosamente planejadas, que moldam o futuro da empresa.
É com esta gestão, que você conseguirá estabelecer metas e objetivos para a sua empresa, por exemplo. É por isso que, para assegurar o crescimento saudável da sua franquia, a gestão financeira requer uma atenção especial.
Um controle financeiro eficiente permite à rede obter uma visão precisa das obrigações, receitas e possibilidades de investimento, fatores indispensáveis para o crescimento da sua franquia.
A gestão financeira e o franchising
Muitos franqueados escolhem o franchising por conta do modelo estruturado e seguro que oferece, baseado em processos comprovadamente bem-sucedidos. Por exemplo, ao escolher abrir uma franquia Azul Empréstimo, você tem a certeza de investir em um modelo de negócio sólido e com anos de experiência e atuação no mercado financeiro.
Entretanto, mesmo tendo esse respaldo e segurança, é necessário seguir as diretrizes da franqueadora, neste caso, a Azul Empréstimo, para manter a qualidade operacional e administrativa da sua loja.
O papel do franqueado, embora respaldado pelo suporte da rede, envolve uma série de responsabilidades, como gerir gastos e questões operacionais, incluindo fornecedores e colaboradores.
Levando todas essas informações em conta, podemos afirmar que uma gestão financeira eficiente em franquias é crucial para diversos aspectos do negócio pois ela:
- Contribui para evitar problemas futuros
- Fortalece a reputação da rede e embasa a tomada de decisões estratégicas.
Para te ajudar ainda mais, listamos algumas dicas que tornarão a sua gestão financeira o ponto de partida para o sucesso da sua franquia em 2024. Se liga!
Entenda o funcionamento do franchising
O franchising pode ser complexo, envolvendo diversas taxas e processos que compõem o cotidiano da operação. Por conta disso, é imprescindível integrar esses gastos e alocações de recursos no balanço da gestão financeira da sua franquia.
Mantenha contato com a franqueadora
Entenda que uma boa gestão decorre de uma via de mão dupla. Sua franqueadora tem experiência, entende do segmento e está ali para te ajudar. A Azul Empréstimo, por exemplo, além de ter um canal de comunicação totalmente aberto com os franqueados, também dispõe de uma plataforma digital com todos os treinamentos necessários.
Dê atenção ao capital de giro
O capital de giro é fundamental para a continuidade das operações da franquia. Afinal, ele é o valor necessário para financiar clientes, além de custear despesas operacionais e salários. É ele também que sustenta a empresa nos primeiros meses, quando o faturamento ainda não é suficiente para cobrir os custos.
Utilize indicadores de desempenho
Indicadores como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), projeção do fluxo de caixa e balanço patrimonial são ferramentas cruciais. Elas permitem avaliar receitas, despesas, margem de contribuição e lucro, fornecendo insights valiosos para a sua gestão financeira.
Invista em tecnologia
A tecnologia é sua aliada! A adoção de ferramentas tecnológicas otimiza a gestão financeira da franquia, pois com elas é possível economizar tempo, reduzir custos e identificar oportunidades de desenvolvimento para o negócio.
Ufa! Muita informação nesse artigo, né? Mas em resumo, a gestão financeira eficiente desempenha um papel determinante na prosperidade de uma franquia. E fique tranquilo, que ao seguir essas orientações, você poderá fortalecer a saúde financeira da sua franquia e garantir um futuro mais sólido e promissor para o seu negócio.
Conte com a equipe Azul Empréstimo. E aí, vamos juntos fazer história no próximo ano?