A franquia, segundo a Lei de Franquia Empresarial (nº8.955/1994), é um modelo de negócio em que um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente. Essa condição fica associada ao direito de distribuição exclusiva e semiexclusiva de produtos e serviços.
O franchising, como é chamada essa estratégia de negócio, funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor.
Na prática, as coisas acontecem assim: as unidades da rede são gerenciadas cada uma por um franqueado. Eles são os donos desses pontos, que representam a parte que investe e, efetivamente, trabalha em cada uma dessas lojas.
Por sua vez, a rede franqueada é responsável por disponibilizar suporte aos franqueados. Esse auxílio existe, também, para manter a padronização da marca. As informações e o apoio repassados aos franqueados abrangem desde questões operacionais e de produção, até mesmo a gestão administrativa.
O setor de franquias segue em amplo crescimento no Brasil, pois é um modelo de negócio seguro e flexível.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados em 2022, o mercado de franquias já recuperou o faturamento do período pré-pandemia e deve atingir a marca anual de 200 bilhões de reais nos próximos anos.
Taxas de franquias
Por ser uma concessão do direito de uso de um modelo de negócio já existente e consolidado, é natural que os franqueadores cobrem pelo cedimento do know-how já obtido. É aí que temos as taxas.
Vale ressaltar que todas as cobranças devem estar discriminadas na COF, que é a Circular de Oferta de Franquia.
São taxas presentes no COF:
Taxa de franquia
Nada mais é que uma cobrança paga pelo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão. É um valor fixo e único. Ele corresponde à concessão para o uso da marca e faz parte do investimento inicial para abertura da unidade.
Royalties
Os royalties são um pagamento feito regularmente às redes franqueadoras em razão da contínua exploração da marca e do suporte recebido.
No caso da Azul Empréstimo, não há cobrança de royalty mensal.
Fundo de propaganda
O Fundo de Marketing está previsto no artigo 3º, inciso VIII, alínea “c” da Lei de Franquias. Ele corresponde a um valor arrecadado mensalmente dos franqueados para investir em ações institucionais de publicidade e marketing.
Na Azul Empréstimo, também não há taxas de publicidade.
Por que o franchising é o segredo de um investimento de sucesso?
As vantagens do sistema de franquias são inúmeras. Para quem sonha em empreender, é um caminho repleto de benefícios.
Com o franchising, o investidor tem a oportunidade de começar um modelo de negócio que já foi experimentado e está consolidado no mercado. O fato de o caminho já estar pavimentado, diminui consideravelmente eventuais riscos.
Não perca mais tempo! A caminhada rumo a realização do seu sonho começa com o primeiro passo. Procure hoje mesmo um de nossos atendentes e torne-se um franqueado Azul Empréstimo você também.