Um novo ano é também uma nova oportunidade de fazer as coisas de maneira diferente. É um convite para traçar metas e se organizar para o novo. Enfim, a virada do relógio no dia 31 de dezembro é como se recebêssemos uma página em branco para preencher da maneira que bem entendermos.
E quem é empreendedor ou está pensando em começar um negócio sabe que é preciso completar essa nova página da melhor maneira possível.
Por isso hoje preparamos esse guia. Ele será sua caneta. Vai te munir daquilo que precisa para ter sucesso empreendendo: planejamento.
Mas não só isso. Esse texto irá te colocar por dentro de um dos aspectos mais importantes, se não o mais importante, das ações de planejar. Estamos falando do Planejamento Financeiro.
Por que o Planejamento Financeiro é importante?
A vida de quem empreende é rodeada de constantes necessidades por tomar decisões. Por exemplo: expandir ou retrair o negócio; contratar ou dispensar colaboradores; aumentar o estoque ou liquidar os produtos; etc.
Mas como são tomadas essas decisões? A partir de métricas. E a principal delas é o balanço financeiro. É ele que demonstra, entre outras coisas, a saúde de cada negócio.
Nesse sentido, traçar e seguir um planejamento financeiro é o mais importante entre as definições estratégicas das empresas.
É com esse mapa que serão guiadas todas as decisões que visam completar as metas estabelecidas para o negócio, desde as mais pequenas até as mais complexas, levando em conta também objetivos de curto, médio e longo prazo.
Por fim, com o Planejamento Financeiro bem redondinho, é possível ter mais segurança em cada etapa da gestão.
O bom empreendedor sabe que esses conceitos não são verdade apenas nos negócios, mas também na condução das finanças pessoais. Por isso, as dicas que você vai ler aqui hoje também podem ser levadas como conselhos para sua vida.
Aqui está tudo o que você precisa saber para fazer seu Planejamento Financeiro:
1- Reserva de emergência
Empreender é constantemente lidar com imprevistos.
Lembra que acabamos de mencionar as diversas decisões que os empreendedores se veem obrigados a tomar? Muitas delas estão relacionadas às incertezas típicas de administrar.
O ditado popular diz que o futuro a Deus pertence. Isso é bastante verdade. Mas já que não dá para prever o que irá acontecer, é preciso se preparar.
E é justamente isso que a reserva de emergência fornece dentro de um Planejamento Financeiro.
Na prática, a reserva de emergência consiste em um fundo de recursos que contempla o valor equivalente a um determinado número de meses dos seus custos fixos.
Ao realizar o seu Planejamento Financeiro, você deve definir como será administrado essa reserva. Especialistas indicam utilizar uma forma de aplicação segura, conservadora e de fácil retirada.
Mas atenção: esse dinheiro deverá ser utilizado em emergências. Não utilize para pagar dívidas corriqueiras, ou utilizá-lo em investimento. O recurso deve funcionar como mecanismo de segurança.
2- Controle de gastos
Não é necessário ser nenhum economista para entender a premissa por trás desse ponto. O princípio básico para conseguir acumular recursos é perder menos do que ganha.
Nesse sentido, o controle de gastos se complementa com o próprio planejamento financeiro. Isso ocorre uma vez que com as finanças mapeadas, é possível perceber em que locais estão havendo gastos e, por consequência, ajustar para cortá-los, ou então modificá-los.
Veja que nessa dica está sendo sugerido controlar os gastos, isso não quer dizer acabar com eles. Acontece que gastar dinheiro é necessário durante a administração de um negócio. Existem os custos fixos, variáveis, indiretos, diretos, e por aí vai.
Afinal de contas, é preciso que a empresa rode, que os funcionários recebam, que o marketing tenha verba, entre tantas outras coisas. A questão aqui é ter isso mapeado e controlado. Assim, é muito mais fácil alocar recursos e evitar imprevistos.
Para criar o controle de gastos, muitos empreendedores não largam mão de suas planilhas. Seja no Excel ou no Google Docs, existem vários modelos prontos que podem auxiliar.
Agora, a depender do tamanho do seu negócio, é importante contar com sistemas mais robustos para essa gestão. Isso é um dos benefícios de se tornar empreendedor com uma franquia Azul Empréstimo, já que o sistema de gestão está disponível a todos os franqueados, independente do modelo.
3-Tenha um plano de ação traçado
Definir objetivos e escolher a rota até eles é a atividade final de um planejamento financeiro. Por isso, é importante dedicar uma certa atenção a pensar nesse ponto.
Aqui, o empreendedor deve definir o que deseja alcançar em um determinado período. A partir disso, são definidas metas periódicas, considerando o curto, médio e longo prazo.
Digamos, por exemplo, que você queira chegar ao final desse ano com sua empresa no azul e com um reserva de emergência considerável. Quais são as metas para que isso ocorra?
Em um curto prazo pode ser possível pensar em trocar o fornecedor de copos de café, na próxima semana, diminuindo o custo desse insumo. Em médio prazo, ou seja, em seis meses, a empresa deve aumentar a contribuição com o fundo de emergência em 3% ao mês. Ao final do ano, por sua vez, espera-se que a reserva de emergência cubra cerca de 6 meses de custos fixos.
Esse é apenas um cenário utilizando aspectos que já discutimos hoje. É importante que o plano de ação de seu planejamento financeiro contemple a fundo o capital da empresa e busque pela liquidez.
Se você se tornar franqueado da Azul Empréstimo, a franquia estará sempre disponível para lhe prestar apoio na gestão da sua empresa.
4- Esteja em constante evolução
Quem empreende sabe que estar sempre se desafiando para melhor em todos os aspectos do negócio é fundamental para se manter competitivo. Afinal de contas, como diria o sambista, “camarão que dorme a onda leva”.
Não se pode dormir no planejamento financeiro também. A evolução constante é uma premissa básica. Por isso, busque sempre maneiras de aperfeiçoar o controle das suas finanças. Estude opções de aplicações e os prazos em que será possível movimentar os montantes. Procure cortar arestas quando o assunto são custos.
Enfim, avalie sempre seus resultados. Se você registrar o andamento de seu planejamento, é possível entender quais metas podem ser alteradas e os métodos para completá-las.
Por falar em evolução, o franqueado da Azul empréstimo também conta com auxílio nesse momento. Os donos de franquia tem a sua disposição treinamentos e um sistema de acompanhamento com suporte próprio e em tempo real. São mais recursos na hora de subsidiar a tomada de suas decisões.
Comece a escrever a melhor história possível em sua página em branco que o ano novo trará. Chame um de nossos consultores e venha escrever o seu futuro com a Azul Empréstimo.