De acordo com o Sebrae, as franquias costumam ter uma taxa de fechamento menor que
empresas criadas do zero. Em média, um franqueado tem chances 168% maiores de fazer
seu negócio vingar, com relação a quem não faz parte de uma franquia.
O treinamento é um momento que acaba sendo visto como mera formalidade para algumas
pessoas. Porém, a realidade é que dar a devida atenção a esse quesito é uma atividade
fundamental.
Não são só os atletas que precisam estar em constante desenvolvimento. Isso é uma
virtude essencial para os empreendedores.
Uma célebre frase do escritor, professor e consultor administrativo Peter Drucker
exemplifica isso.
“O maior benefício do treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer
melhor aquilo que já fazemos bem”.
Considerado o pai da Administração Moderna e uma referência quando o assunto é gestão,
o conselho do pensador deve sempre ser ouvido e posto em prática.
Pensando em te ajudar nessa trajetória, separamos os pontos que você deve focar para
extrair o máximo do treinamento e obter sucesso com a sua franquia.
1- Cultura da franquia
Essa é uma das coisas mais importantes que podem ser transmitidas pelos treinamentos. A
princípio, por mais que você esteja investindo em uma franquia, esse negócio será seu e a
palavra final sobre como funcionará a cultura da organização será sua.
Porém, é aconselhável que procure se basear na cultura que já é posta em prática pela
franqueadora. Lembre-se: uma das razões para que as Franquias tenham mais sucesso
que a maioria dos outros negócios é aproveitar uma experiência já estabelecida.
Nem sempre ficarão claras as lições sobre a cultura da organização. Por isso, o franqueado
durante o seu treinamento deverá prestar atenção em todos os detalhes.
Veja o exemplo da Azul Empréstimo. Em sua maneira de enxergar como devem ser feitos
os negócios, seus diretores Kácio Tokumoto e Ademilson Mendes, prezam pela humildade,
determinação, ética e diminuição da burocracia.
Além disso, a empresa costuma valorizar as pessoas e destacando a importância da
parceria. Assim, pode-se dizer que a cultura é voltada à colaboração. A Azul Empréstimo
também busca estimular em quem trabalha os valores da integridade, honestidade,
entusiasmo, agilidade e flexibilidade.
Na Azul Empréstimo, existem duas formas de treinamento: na modalidade Loja, eles vão
até a unidade franqueada e oferecem todo o treinamento necessário de forma presencial.
Já na modalidade, Home Office, ele é feito por meio da UniAzul, plataforma de treinamento
a distância da Azul Empréstimo. Lá, as aulas são guiadas por Kácio Tokumoto.
Essa é mais uma oportunidade de observar quais detalhes podem ser levados a sua cultura
organizacional.
2- Produtos
Se alguns detalhes são mais voltados ao funcionamento do negócio de modo mais amplo,
outros são mais focados no operacional. É esse o caso dos produtos.
Estar sempre por dentro do que você pode oferecer ao seu cliente é essencial. Isso é o
ganha pão da sua empresa.
Se o mundo dos negócios fosse uma fazenda, aprender sobre os produtos seria como
aprender o que você pode plantar, de que maneira você deve fazer isso e quando colher.
Afinal de contas, quando os clientes procuram por um produto, na verdade eles estão em
busca da satisfação de uma necessidade. No ramo de Franquias de Crédito, como é o caso
da Azul Empréstimo, as pessoas procuram por uma forma de obter capital.
Ao conhecer os produtos que você pode oferecer, você conhecerá, na verdade, a maneira
pela qual irá satisfazer a demanda de seu cliente. Assim será muito mais fácil converter
uma prospecção em venda, por exemplo.
O conteúdo voltado para todos os produtos vendidos pela Azul Empréstimo é repassado
durante o treinamento presencial nas modalidades Loja. Para o home office, isso fica a
cargo da UniAzul. E caso uma nova opção entre no portfólio, o conteúdo será prontamente
atualizado, para garantir ao franqueado a melhor experiência.
3 – Tecnologia
É comum que cada empresa conte com sistemas próprios para gestão, marketing,
contabilidade, vendas e por aí vai. Por isso, ter certeza que você e seus colaboradores
saberão operar essas tecnologias é essencial para o bom funcionamento do negócio.
Lembra da nossa fazenda? Esse é o momento em que se aprende a arar o solo.
Por isso é de suma importância que a Franquia ofereça aos franqueados e suas equipes
capacitação nesse quesito.
Conhecer todos os sistemas é o que possibilita o bom funcionamento dos setores que
acompanham o dia a dia da empresa.
Uma dica para ampliar a chance de sucesso do seu negócio é prestar bastante atenção nas
tecnologias e como elas podem trabalhar para você.
4- Marketing
Essa é a maneira pela qual você vai se posicionar como empresa e se comunicar com seus
clientes. A verdade é que ao optar por investir em uma franquia, esse caminho é mais fácil
do que para a maioria das empresas.
Só que, mesmo com as diretrizes gerais vindo da franqueadora, uma boa dose de atenção
é necessária a esse detalhe. Por isso, o treinamento deve focar nesse aspecto da gestão de
uma empresa.
Além disso, é comum que muitos empresários acabem não valorizando o Marketing da
maneira como se deve. Para muitos, isso não passa de propaganda.
Só que a realidade dos fatos é outra. para os autores Al Ries e Jack Trout, responsáveis
pelo livro Marketing de Guerra, essa área é responsável pela estratégia e a tática que uma
empresa usa para vencer a batalha do mercado. A diferença é que o campo de guerra aqui
são as mentes das pessoas. Sai vitorioso quem consegue convencer o consumidor a
adquirir seu produto ou serviço.
Para garantir o seu sucesso, é preciso ter isso na ponta da língua. Voltando a nossa
fazenda dos tópicos anteriores, o Marketing é a maneira pela qual você irá plantar a
semente para colher os frutos, ou seja, as suas vendas.
Saber pedir ajuda
Se você chegou até aqui, saiba que está caminhando na direção certa para seu sucesso.
Você já sabe quais aspectos do seu treinamento como franqueado devem receber atenção
redobrada.
Mas, temos uma última dica para te passar. Além de investir tempo em seu treinamento, é
importante saber para quem você pode pedir ajuda.
Na Azul Empréstimo, isso é muito importante. Como Franquia, a empresa acredita no
suporte constante para seus parceiros. Por isso, os franqueados contam com um gerente
comercial que acompanha a sua unidade. Essa é mais uma forma de prestar auxílio
durante toda a gestão.
Colaborar é importante em todos os ramos do mundo do negócio. Por isso, a Azul
Empréstimo se disponibiliza a ajudar todos os seus franqueados. Não perca tempo e venha abrir seu negócio com quem acredita que sucesso é ver o seu crescimento. Converse com um consultor.